quinta-feira, 31 de março de 2011

Good Times !

Aloha !

Na estréia do "Good Times" não poderia dar outra coisa: ROCK NACIONAL


Preparei um texto com várias informações sobre os primórdios do estilo no país, o estouro da "Geração 80" e as bandas mais novas. Sirva-se!



O pontapé inicial do rock no Brasil foi dado por Nora Ney, quando gravou o considerado primeiro rock "Rock Around The Clock", de Bill Harley & Seus Cometas, em outrubro de 1955 para a versão brasileira do filme Sementes da Violência. Em uma semana, a canção estava no topo das paradas.
    Em 1957, Cauby Peixoto gravou o primeiro rock original em português, Rock And Roll em Copacabana.
Celly Campelo estourou em 1959 com Estúpido Cupido e foi considerada a primeira ídola do rock nacional, chegando a ter sua boneca própria: Celly Campelo, a boneca que canta. Os artistas da MPB declararam guerra ao "iê-iê-iê" da joven guarda (que tinham seu som inspirado nos Beatles) com o protesto conhecido como Passeata Contra Guitarras Elétricas.

Em resposta, surge o movimento movimento chamado de Tropicália, em 1966, com Mutantes e seu som inovador com letras debochadas. Caetano e Gil também seriam intitulados tropicalistas, mas concentrariam suas letras na poesia e críticas ao sistema. O endurecimento da ditadura militar, em 1970, forneceria letras cada vez menos "adequadas". Após sair dos Mutantes, Rita Lee iniciou uma bem sucedida carreira solo. Raul Seixas se tornaria ídolos dos hippies com músicas debochadas como "Mosca Na Sopa" e "Maluco Beleza", isotéricas como "Gita" e motivacionais como "Tente Outra Vez".

Gilberto Gil e os Mutantes
As bandas mais cultuadas dos anos 80 foram: Paralamas do Sucesso, com seu reggae e skank; Titãs, no começo new wave, mas posteriormente, mais pesado; Barão Vermelho, cheio de melodias e desilusões amorosas e Legião Urbana, consideradas por muitos jovens a maior banda nacional de todos os tempos, devido as letras de insatisfação política e a postura tipicamente jovem de Renato Russo. Outras bandas que também fizeram sucesso foram Sempre Livre, Hanói Hanói, Lobão e seus Ronaldos, Metrô, além de Marina Lima, Léo Jaime, Richie e Kid Vinil.
   
"Geração 80": Auge do rock nacional




Foi a época de maior disseminação do estilo. O rock se espalhava por todo país.No Rio de Janeiro apareceram Kid Abelha e Lulu Santos; em São Paulo, o festival punk de 81 revelou Ratos de Porão, Cólera e Inocentes, mas também Ultrage a Rigor, Ira! e RPM; em Brasília, Aborto Elétrico daria origem a Capital Inicial, Plebe Rude e Legião Urbana; no sul, Engenheiros do Hawaii e Nenhum de Nós; na Bahia, Camisa de Vênus e em Minas, Sepultura é uma das poucas bandas nacionais que fazem sucesso no exterior.

A década de 90 começou com apenas uma novidade: a MTV. O primeiro grande grupo da época foi o Skank, que misturaram rock e reggae. Também em Minas, surgiram Pato Fu e Jota Quest. O mangue beat de Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S/A mistura percussão nordestina e guitarras pesadas. Raimundos se tornaram sensação entre os jovens com o seu forrócore de letras que tratavam do universo adolescente (carros, diversão e política) com humor ácido. Os Mamonas Assassinas encaixavam sertanejo, rock, forró e punk em letras engraçadas, aparentemente, sem nenhum significado, que era simplismente gostosa de se ouvir. Foram uma das maiores bandas do Brasil em termo de venda e súbitos. Seguindo o sucesso do Sepultura, o Angra gravou músicas em inglês com uma mistura de metal melódico e ritmos brasileiros.

    Outros destaques são O Rappa, com seu rock/reggae; o sakte/punk/rap do Charlie Brown Jr.; Cássia Eller e seu repertório MPBístico e Los Hermanos.    
    O ano de 2001 foi trágico. Herbert Vianna, vocalista dos Paralamas, sofreu um acidente, de ultraleve e ficou paraprlégico, Marcelo Frommer, guitarrista dos Titãs morreu num acidente de moto, Marcelo Yuka, baterista do Rappa, foi baleado num assalto e ficou paraplégico e Cássia Eller morreu vítima de uma parada cardiorespiratória (uma hipótese de overdose foi descartada pelo laudo médico).
    Surgiram com muita expectativa de público e crítica (já que eram descobertas de Rick Bonnadio, produtor dos Mamonas Assassinas) Tihuana, Leela e CPM 22, com hardcore melódico. Detonautas Roque Clube e Pitty se tornaram febre com suas letras cheias de gírias. O emocore soma letras emotivas com o barulho do hardcore. Reflexões adolescentes sobre solidão e lamentos pela paixão perdida são o foco das composições. NX Zero e Fresno são exemplos do estilo.
Destaques das décadas de 90 e 2000

Dica:

Esta pérola é altamente recomendada!
Tem  clássicos que não podem faltar em coletâneas de rock: Legião Urbana, Paralamas, Titãs, Ultraje A Rigor, Biquini Cavadão, Barão Vermelho, Kid Abelha, Camisa de Vênus, Capital Inicial, Blitz, Lulu Santos e Plebe Rude.
Além, daquelas que, hoje, sõa menos lembradas, como Lobão e os Ronaldos, João Penca e Seus Miquinhos Amestrados (pode? - rsrs), Tokio, Metrô e Dr. Silvana e CIA.
# Essa belezinha, meus queridos, mudou a minha vida!


                           ♦ Inté e Save Ferris

Um comentário: