quinta-feira, 19 de maio de 2011

F.R.I.E.N.D.S

Aloha!

Quando Danilo me convidou (na verdade, eu me convidei...) para escrever no DRALIC, juro, a primeira coisa que pensei: Escrever sobre Friends! Amo Friend, sou tarada, fissurada - diria até obsecada - pela série. Tá lá, em  "metas para minha vida": Item 13: Ter todas as temporadas de FRIENDS.
Nem sei explicar o por quê disso. Claro, há várias outras séries que amo, Dois Homens e Meio, Simpsons, CSI, Dr. House, mas Friends é diferente. É outro nível. Não sei o que acontece mas como diria o fiilósofo Chicó: "Sé sei que foi assim!"


Friends é uma uma das mais bem sucedidas séries homorísticas da tv americana, criada por David Crane e Marta Kauffman, que foi exibida pela NBC durante 10 anos (entre 1994 e 2004) com um total de 236 episódios. A série girava em torno de um grupo de amigos que viviam em Manhattan, Nova York.
Edíficio em Greenwich Village, Nova Iorque: onde moram Ross, Chandler e CIA


O programa já foi transmitido em dezenas de países e as reprises ainda levantam audiências pelo mundo. Para se ter uma idéia, mesmo a última temporada, levou nada menos que 7 Prêmios Emmy (incluindo Melhor Série de Comédia), um Globo de Ouro, dois SAG Awards, e mais 56  prêmios em 152 nomeações.
Em 2002, a revista TV Guide considerou FRIENDS o 21º melhor programa de televisão (foram 50 posições) - não achei nenhum link oficial.


Personagens

Jennifer Aniston - Rachel Green era uma mulher rica e mimada que, após abandonar o noivo no altar, foi morar com Mônica, uma amiga do colegial. Garçonete do Café Central Perk, vivia numa relação instável com Ross. Mas terminam juntos, como manda o figurino...



Courteney Cox - Monica Geller, irmã de Ross e chef de cozinha, é obsecada por limpeza - como toda chef que se preze (... tô brincando...) e super competitiva. A maioria dos encontros da série se dão em seu partamento. O namoro com Chandler termina em casamento na sétima temporada.



Lisa Kudrow - Phoebe Buffay saiu de casa aos 14 anos e morou na rua até conhecer sua trupe. Vegetariana com ar de hipponga e louca da jaca, odeia Ursula, sua irmã gêmea. É musicista, compositora de "hits" como Smelly Cat("Gato Fedorento") e massagista. Na temporada final ela se casa com Mike Hannigan, interpretado por Paul Rudd - O "cara" de Eu te amo, cara. Quem ainda não viu (eu recomento - a trilha é do RUSH!) deve lembrar dele em As Patricinhas de Beverlly Hills.


Matt LeBlanc - Joey Tribbiani é um ator (ou aspirante). Divide um quarto de Chandler. Dá em cima de toda mulher que aparece com sua famosa frase "How you doing?" (Ao pé da letra, algo como "Como você está fazendo?" e até nutriu uma paixonite pela Rachel. Mas ele superou...




Matthew Perry - Chandler Bing nunca revelou que era  processador de dados, por que odiava o trabalho. Eis que na 9ª temporada, cria coragem, se demite para virar publicitário.  Ele é o mais sarcátisco (e bonito) deles - por isso sempre foi meu preferido! - embora nem sempre acertasse no momento certo de fazer suas piadinhas ácidas. Filho de travesti, várias vezes sua sexualidade é questionada. Mônica nos prova que não... ele não é...




David Schwimmer - Ross Geller, irmão mais velho de Monica, é um paleontólogo ( \o/ ) que dá mais sorte com fósseis que com mulheres: foi casado com a lésbica Carol, com Emily (que chamou de Rachel no dia do casamento) e, claro,  Rachel, por quem, aliás, é apaixonado desde o colégio (eles casaram bêbados em Las Vegas).



Ulha! Ulha!


Com certeza você também já vibrou ao ver algum "friend" em filmes por ai...
Entre outras coisas, eles fizeram:



Aniston: Marley & Eu, 2008
Perry: 17 Again, 2009


 









Kudrow:  P.S. Eu te Amo, 2007


Cox: O Segredo dos Animais - A vaca Daisy (voz - é claro...), 2006
LeBlanc: Jonah Hex, 2010  (Produtor Executivo)
Schwimmer: Madagascar - Melman, 2005 (e o 2, em 2008) 
























Curiosidades

  • Kauffman e Crane, os criadores, inicialmente ( no finalzinho de 1993) escriviam a série sob o título de "Insomnia Cafe".
  • Dez temporadas depois do inicio das filmegens, o último episódio da série, que foi ao ar em 6 de maio de 2004, foi visto por uma bagatela de 52,5 MILÕÕÕES  de pessoas!!! (alcançando o 4º lugar no ranking de últimos episódios de séries mais vistos no mundo! - tem lista de tudo hoje em dia...)
  • Antes de FRIENDS, Lisa Kudrow já tinha interpretado Ursula Buffay em Mad About You e repetiu o duplo papel da irmã gêmea como um personagem durante vários episódios.
  • Depois do fim das filmagens, Matt LeBlanc teve seu próprio show, Joey, em que entende-se que conte sua vida após se desligar da turma. Ele até comneta, em um episódio em que volta ao eterno apartamneto (não lembro ao certo): "Saudades do Chandler" - lembro de ter corrido pro youtube, matar as minhas saudades também...



  • E o clima amistoso rolava também fora da telinha. Aniston e Cox, por exemplo, são comadres!  Jennifer é madrinha da filha de Courteney , Coco.
Até a  Placa do Estúdio 24 foi renomeada para The Friends Stage
















Sobre o último capítulo, Schwimmer diz:
"Foi exatamente o que eu esperava. Nós todos acabamos com uma sensação de um novo começo e o público teve a sensação de que é um novo capítulo na vida de todos estes personagens"

 
                                                              :')

 EXTRAS:



E, claro, não poderia faltar minha singela homenagem:


E para a despidida...
... nada melhor que umas beijocas! (de um, dois ou seis 'amigos'...)
Inté e Save Ferris!
 

Um comentário:

  1. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMO Friends, é simplesmente a melhor série do mundo pra mim!
    Parabéns pelo post! Continue assim ^^

    ResponderExcluir