quinta-feira, 7 de abril de 2011

Curtindo A Vida Adoidado

Aloha!

Pipoca à postos?
Hoje tem clássico da Seção da Tarde no Good Times !






Curtindo A Vida Adoidado foi lançado em 1986, sob o título original de Ferris Bueller's Day Off (ou Dia de Folga de Ferris Bueller). Escrito, produzido e dirigido pelo saudoso faz-tudo e mentor de pérolas estudantis dos anos 80, John Hughes, que faleceu em agosto de 2009.
O nome do filme não é à toa: Ferris (Matthew Broderick) finge estar doente para matar aula de econômia junto com a namorada Sloane (Mia Sara) e o melhor amigo Cameron (Alan Ruck). Parece comum, chato, um tema até batido... Mas esse filme encanta - a mim, pelo menos - justamente pelo roteiro simples, que reza a lenda, foi feito em 6 dias (!!!) - por conta de uma greve dos roteristas, Hughes precisou entregar o mais rápido possível. Trata-se de um dia comum numa escola comum. Imagine você, ali, sentado à horas, olhando (nem sempre ouvindo) um cara velho, chato, mal-amado que não pára de falar sobre o que você já nem lembra o quê. Quem nunca passou por isso? Quem nunca quis estar em outro lugar?

Ferris quis! Ele pode! Tudo dá certo para ele. Por isso ele encanta (e por isso sua irmã o odeia),  por ser uma válvula de escape humana - adolescente, ainda por cima...

Que jogue a primeira pedra quem nunca sonhou em arquitetar um plano mirabolante para convencer os pais de que não está se sentindo bem? Ou passar um trote para o diretor da escola fingindo ser o pai da mocinha - não tão santinha assim - com a aquela boa e velha história do tipo "a avó dela morreu, libere-a das aulas"? Ou ainda sair pela cidade no carrão do pai do amigo e ir a vários lugares quando deveria estar tendo aula da educação física? Enfim, Ferris é herói! Talvez nem tanto por ser o mais popular da escola e ajudar todo mundo a conseguir alguma coisa, mas por sempre sair (e sair de bonzão) das várias encrencas que arruma, que vão desde hackiar o computador do sr. Rooney (Jeffrey Jones) até parar um desfile nacional para cantar Beatles!


Este desfile alemão acontece anulamente em Chicago.
A produção falou em cima da hora com os organizadores: Ferris
literalmente parou o desfile!
Curtindo A Vida Adoidado é tão classe A que é citado no livro 1001 Filmes Para Ver Antes De Morrer. Aí vai um trecho do texto da crítica de cinema Joanna Berry:

"Todos os sonhos de um adolescente do sexo masculino - e o pesadelo de seus pais - se tornam realidade nas telas da comédia do escritor/diretor John Huges, Curtindo A Vida Adoidado, à medida que o herói do filme (Matthew Broderick) faz, em um só dia, todas das coisas que a maioria de nós não tem coragem para fazer em uma vida inteira. (...) Os adultos aqui não compreendem os adolescentes sob seus cuidados: nem os pais de Ferris, nem o supervisor da escola, que adotou como sua missão de vida apanhá-lo em flagrante delito. Os adultos são meros figurantes, pois o filme é realmente do elenco de apoio: Ruck, no papel do carente Cameron, Jennifer Grey, como a irmã mau-humorada, farta da popularidade do irmão, Mia Sara, na pela de Sloane Petterson. Mas, acima de tudo, Matthew rouba a cena no papel do adorável e exuberante personagem principal"
 


Curiosidades:
*Alan Ruck já tinha 30 anos (!!!) quando interpretou Cameron Frye. Para vocês terem noção da disparidade, Mia Sara ainda tinha 17.
* A Ferrari do pai de Cameron não é verdadeira (era muito caro alugar uma), então, a produção preparou três Ferraris falsas com corpo de fibra de vidro. O carro usado nas filmagens foi arrebatado num leilão, 22 anos depois, por 11 milhões de dólares.
* O ator Charlie Sheen, que interpreta o jovem preso com quem Jeanie conversa na delegacia, ficou mais de 48 horas sem dormir para ficar com a aparência de drogado.
* Em Portugal, o título escolhido foi "O Rei dos Gazeteiros"

* Cindy Pickett e Lyman Ward, que interpretaram os pais de Ferris Bueller, realmente se casaram após o término das filmagens.
* O Sucesso do filme foi tanto, que Twist And Shout voltou às paradas de sucesso das rádios americanas 20 anos depois da beatlemania.
* A então Primeira-dama dos Estados Unidos, Barbara Bush, usou uma famosa frase de Ferris num discurso: "Encontre a alegria de viver, porque como Ferris Bueller disse no seu dia de folga, 'A vida anda muito rápido; e se você não parar e olhar em volta de vez em quando, irá perdê-la.'" Então, respondendo aos aplausos, acrescentou: "Não irei contar ao George que já recebi mais aplausos por causa do Ferris do que por causa dele"
* Até analisado cientificamente o filme já foi! O livro Ferris Bueller pode ainda ter seu dia de folga? Proteção da privacidade na era sem fio (em tradução do google - rsrs), questiona a possibilidade que ele teria em manter sua privacidade ou anonimato ao usar o telefone ou computador para encobrir suas farsas. Pode? E eu achando que era viciada...
*Correm boatos, à boca pequena, sobre um possível remake. Dizem até que Matthew Broderick teria aprovado a idéia. Já li também sobre a possibilidade de o protagonista ser o filho do Ferris. Sinceramente, acho furada! Filmes como Curtindo A Vida não têm que ser refilmados, têm que ser exibidos!
Fica aí o meu protesto!



E como boa fã que sou, uma singela homenagem...


É! Eu era o Cameron: Medrosa e pessimista!









Bem... é isso!
"Acabou, vá para casa..."

Inté e (claro) Save Ferris

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário